13 de julho de 2021

Valores, visão, missão e eixos

• Valorização do humano
• vínculo e afetividade
• Pluralidade de linguagens
• Insersão de culturas
• Respeito à diversidade
• Infância e juventude potentes

VISÃO

A educação tem a missão de descobrir as potencialidades de cada ser, criança, jovem, ajudando-os a serem únicos, singulares e cidadãos capazes de avaliar situações, tomar decisões e fazer escolhas contribuindo para um mundo melhor.

MISSÃO E PROPÓSITO

A ESCOLA – Um espaço que privilegia a conexão das várias áreas do conhecimento entrelaçando-as com as múltiplas linguagens, propiciando a unidade do conhecimento posto em um contexto total, que envolve pesquisa, interação, informação, tecnologia, para a construção da identidade de cada um no grupo que vive. Um ambiente de valorização e partilha de diversas culturas, que estimula o respeito à diversidade, a relação com a natureza, as questões éticas e estéticas, o pensamento crítico e a criação, contribuindo para formar cidadãos conscientes do ambiente em que vivem e atuam. Uma escola com o olhar voltado para o sujeito potente, protagonista na construção do seu conhecimento, que se desenvolve cognitiva e socialmente por meio da percepção de si e das relações que estabelece com o outro e com o grupo.

O PAPEL DO EDUCADOR – Propiciar aos alunos conteúdo e informações para a construção do conhecimento, favorecer as perguntas para que possam formular suas hipóteses, criar um ambiente de troca e de escuta que valorize o indivíduo e o grupo, num processo de comunicação e aprendizagem que contribui para construção da identidade.

EIXOS ESTRATÉGICOS

O QUE NOS DIFERENCIA
Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, buscando conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo. Os componentes curriculares são organizados de maneira interdisciplinar, através de múltiplas linguagens, da arte, música favorecendo estratégias de ensino mais dinâmicas, interativas e colaborativas resultando em maior aprendizagem.

SOCIALIZAÇÃO/CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
A experiência da educação possibilita explorar um campo social no qual a criança percebe-se sujeito quando está em relação ao outro.

O ambiente de aprendizado, através do grupo, permite às crianças vivenciarem momentos de interação, de reconhecimento da alteridade, de protagonismo, de autonomia, onde o seu ritmo é respeitado dentro do processo de desenvolvimento.

As observações realizadas pela criança em um espaço potente, permite a ela ser reconhecida nas suas descobertas e singularidade, tornando o ato de aprender uma ação permeada de sentido. Esses movimentos das crianças percebidos e reconhecidos pelo educador, e as interações vivenciadas no dia a dia do grupo, são fundamentais na construção de sua identidade e na elaboração de recursos próprios, para lidar com conflitos inerentes ao desenvolvimento. O ambiente escolar fornece o contexto para que a criança possa sentir-se segura para expor suas descobertas de forma espontânea, criativa, tornando o ato de aprender uma ação permeada de sentido.

CULTURA
Criar oportunidades para que os alunos entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, costumes, celebrações e narrativas, ampliando o modo de perceber a si mesmos, e ao outro, respeitando as diferenças, exercitando os valores de tolerância e respeito, fortalecemos a cultura da paz da infância à adolescência.

LINGUAGENS
A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades específicas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil. É importante que se apropriem das especificidades de cada linguagem e compreendam sua natureza dinâmica e em constante transformação.

PROCESSOS MATEMÁTICOS
Temos como compromisso o desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, favorecendo o estabelecimento de hipóteses, formulação e resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo, favorecendo o raciocínio lógico e crítico e estimulando a investigação.

RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA
Temos como elemento central, neste eixo, o processo investigativo. Organizamos situações de aprendizagem partindo de questões desafiadoras reconhecendo a biodiversidade de espécies da fauna e flora, estimulamos o interesse e a curiosidade científica, possibilitando a definição de problemas, levantamento, análise e representação de resultados: comunicação de conclusões e intervenções. Portanto, os estudos, neste eixo, envolvem a capacidade de compreender e interpretar o mundo(natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos suportes teóricos e processuais das ciências.