13 de julho de 2021

Unidade II (Fazarte Jardim)

O QUE É?
Um espaço que privilegia a cultura da infância potente, a criança que é cidadã hoje, com a curiosidade, a alegria, o prazer das descobertas, marcas de um tempo que se torna infinito no breve instante do brincar. Um campo de experiências que possibilite a construção do conhecimento.

O JARDIM COMO CURRÍCULO
A interação da criança com a natureza permite a observação das plantas, animais, da terra, água, das cores e sons, para a construção de suas hipóteses sobre o mundo que a cerca, plenas de sentido na evolução da aprendizagem, possibilitando conexões entre os elementos que a instigam e vinculando-as com a realidade. O respeito ao tempo da natureza é o respeito ao seu próprio tempo, o tempo da infância.

O ATELIER
O repertório rico faz parte do espaço do atelier, que permite o encontro com o exercício e o conhecimento das múltiplas possibilidades de expressão do ser humano desde a infância. A arte em sua abrangência, visual, plástica, é um processo educacional como a matemática, a língua e as ciências também têm seu desenvolvimento, necessitando do contato para o exercício do olhar. A imagem, a linha, a massa, a cor são componentes deste processo. A arte brasileira, seus artistas, precisam ser conhecidos, pois fazem parte da riqueza do povo que forma a nação.

DOCUMENTAÇÃO
O registro destas experiências com o corpo encontrará um lugar ideal neste espaço/tempo de permanência mediado pelas ações do educador da Educação Infantil.

A ESCUTA E SUA FUNÇÃO NA APRENDIZAGEM
Devemos ao sujeito que aprende, acolher falas e interesses em uma escuta atenta, refletindo nas necessidades expressadas possibilitando ações dentro do universo próprio de cada um, contagiando o outro e transformando relações no cotidiano.