15 de agosto de 2015

Como tornar visível a infância

Por Maria Auxiliadora C. Lourenço e Andréa Pereira

A diretora pedagógica Maria Auxiliadora C. Lourenço e as professoras Andréa Pereira da Educação Infantil e Rosângela Ferreira Ferraro do Ensino Fundamental participaram do evento “Documentação Pedagógica: Como tornar visível a infância e o papel do educador?”, no dia 15/08, em Jundiaí, cujo principal enfoque foi o Projeto Educativo de Reggio Emilia, cidade italiana que iniciou sua experiência educativa após o final da Segunda Guerra Mundial.

Os princípios que fazem parte da proposta Reggiana – como o pensamento complexo, a poética, o cuidado na observação e escuta da criança, o espaço e as matérias como elementos fundantes da estruturação – são também compartilhados pelo Projeto Político Pedagógico da Fazarte e os temas discutidos, importantes para o processo de formação dos educadores.

O evento fez parte do II Encontro Internacional de Educação Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho com o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP) da UNICAMP.

Os temas tratados no evento foram:

• Projeto Educativo de Reggio Emilia e a Documentação Pedagógica – palestrantes: Paola Strozzi e Moira Nicolosi (palestrantes da Reggio Emilia – Itália).
  • Documentação pedagógica da Educação Infantil: relatos de projetos das creches e pré-escolas – palestrantes : Paola Strozzi e Moira Nicolosi.
  • Documentação Pedagógica no Ensino Fundamental: Como documentar? Quem documenta? Por que é importante? – palestrante: Maria Victoria Alfieri (representante da RedSolare Argentina).
  • Como pensar os novos desafios educativos nos diversos níveis escolares? – palestrante: Cláudia Romero (diretora da área de Educação da Universidade Torcuato di Tella).