9 de março de 2015

Fazarte terá cisterna

Escola repensa uso da água e inicia projeto de instalação de cisterna para aproveitar água da chuva

Instalação de cisterna na Escola Fazarte, apresentada por Vinícius Pereira do Movimento Cisterna Já, desperta o interesse dos alunos para o conhecimento de mais uma forma de utilizar a água de maneira sustentável. A seguir, os depoimentos em forma de notícia da reunião ocorrida. Colaboraram alunos do 9º ano (EF) e do 1º ano (EM).

 

“No dia 9 de março de 2015, a Escola Fazarte recebeu a visita de um integrante do ‘Movimento Cisterna Já’, Vinícius, um músico que começou a instalar minicisternas, exatamente pela falta desse serviço. Ele conta que, depois que começou a trabalhar com cisternas, tomou mais consciência da importância da água e começou a mudar sua rotina para aproveitá-la bem. Vinícius se juntou a outras pessoas para compartilhar ideias de como economizar água e principalmente para conscientizar novas pessoas. Ele irá iniciar a instalação de uma minicisterna na escola e os alunos acompanharão a explicação e o passo-a-passo da instalação.”

Luís Felipe Volpatto

 

“Na manhã de segunda-feira, 9 de março de 2015, na Escola Fazarte, os alunos receberam a visita de um instalador de cisternas. Ele contou que, ao tentar encontrar um instalador de cisterna tempos atrás, descobriu que essa profissão não existia. Então, se interessou em especializar-se no assunto. O legal nisso tudo é que ele é um músico, mais especificamente um contrabaixista, que teve o cuidado e a consciência de economizar água.”

Marília F. Machado

 

“No dia 9/3/2015 ocorreu uma apresentação muito importante do músico Vinícius sobre a questão da água, especialmente da captação de água da chuva através do uso de cisternas. Ele ressaltou a questão de regular o uso da água, bem como de descobrir meios de recuperar a água.”

Marco Antonio Miliano

 

“No dia 9 de março de 2015, a Escola Fazarte recebeu a visita do músico Vinícius para uma palestra sobre a importância das cisternas. Vinícius contou sua história de como começou a ajudar as pessoas a economizar água, por meio das cisternas, revelando seu “novo talento” com a profissão de instalador de cisternas. Espera ajudar os alunos a construir uma cisterna para a escola.”

Maria Eduarda

 

“No dia 9 de março de 2015, na Escola Fazarte, recebemos a visita do músico contrabaixista Vinícius, porém ele não falou sobre música, mas sobre a crise da água. Tendo consciência de quanto era importante economizar água, começou a trabalhar também com instalação de cisternas, principalmente pela situação crítica de hoje.”

Caio Orte

 

“No dia 9 de março, a Escola Fazarte recebeu pela manhã a visita do músico Vinícius que veio falar sobre como podemos nos conscientizar sobre o problema da falta de água, além de discutir técnicas de economia da mesma. Vinícius faz parte do ‘Movimento Cisterna Já’ e instalará uma minicisterna na escola.”

Flavia Brioschi

 

“Na manhã de segunda-feira, 9 de março de 2015, ocorreu um encontro com Vinícius Pereira na Escola Fazarte sobre o projeto de instalação de uma cisterna na escola. Conversamos sobre como reusar a água e como economizá-la. Segundo Vinícius, é importante saber o quanto nós gastamos (em relação à agua) para podermos ajudar o planeta. A partir disso, o projeto de instalar uma minicisterna na escola irá ajudar na conscientização dos alunos da Fazarte no sentido de economizar água. Portanto, como a água está ficando mais precária, com o projeto, teremos mais uma fonte de água.”

Thamara Rodrigues Lacerda

 

“No dia 9 de março de 2015 conhecemos um músico totalmente diferente dos outros músicos, chamado Vinícius, que não falou sobre música, mas sobre a importância das cisternas. Por sua sugestão, levamos para casa a ideia de saber quanto gastamos de água por semana, para vermos que boa parte é desperdício.”

Gabriel Guedes

 

“Na manhã de segunda-feira, ocorreu um encontro com Vinícius na Escola Fazarte, para tratarmos sobre instalação de cisternas e sobre a crise da água. Segundo Vinícius, as cisternas nos ajudariam a economizar água. Vale destacar que esse processo de instalação de cisternas não beneficiará de modo algum a SABESP. Ele ressaltou que nós (os alunos) devemos saber a importância de reutilizar a água.”

Everlyn Albuquerque

 

“No dia 9 de março os alunos da Fazarte tiveram um encontro com o músico Vinícius que se tornou instalador de cisternas por não encontrar um, mesmo buscando no google, quando quis instalar uma em sua casa. Depois falamos sobre como reutilizar a água e a professora Karina deu a ideia de tomar banho dentro de piscinas infláveis de criança para poder reutilizar a água do banho em lavagens de quintal, descarga etc. Falamos também da importância de solos permeáveis que permitam a absorção da água da chuva.”

Bruna Lau

 

Confira a galeria de fotos: